Anuncios

quarta-feira, 13 de março de 2013

A diferença na Enfermagem

Tenho falado entre nossos alunos a seguinte frase " Lembre-se nós fazemos a diferença", e hoje reflito e compartilho o por que desta frase.

A enfermagem é uma arte no cuidar, portando nenhum outro profissional deve ser tão preparado para o cuidado se não for o de Enfermagem, técnicos e Enfermeiros, buscam seu aperfeiçoamento e experimentam de oportunidades durante o tempo de realização de seus respectivos cursos, porém, o dia a dia e as dificuldades acabam tornando o trabalho rotineiro para alguns.
Quando afirmo que nós fazemos a diferença, me refiro ao contexto de saber o que estamos realizando, executar nossas técnicas de forma corretas para não causar  iatrogenias em nossos pacientes, lidar de forma humanizada com cada paciente individualizado, entender que casa situação é unica para cada paciente embora seja rotineiras para o profissional. É entender que a dor de um parente dói de verdade, e não podemos jamais mensurar seu sofrimento, portando amenizar seria o melhor recurso cabível a nós.
Não podemos interpretar o sofrimento alheio, mas sim buscar as diversas soluções para amenizar. Por isso eu deixo esse vídeo que pra mim é um dos melhores que encontrei, o link deixo abaixo.
                                     Link do vídeo -  http://www.youtube.com/watch?v=qXPcEgDS11I


"Portanto, ao falarmos em cuidado de enfermagem ao ser humano (seja voltado para a assistência ou para as relações de trabalho) implica, essencialmente, em cuidado humanizado. Contudo, é importante ressaltar que, muitas vezes, devido à sobrecarga imposta pelo cotidiano do trabalho, a enfermagem presta uma assistência mecanizada e tecnicista, não–reflexiva, esquece de humanizar o cuidado justamente por entender que em si o cuidado deve ser humanizado. Da mesma maneira, as relações de trabalho, em função de fatores internos e externos à enfermagem, vêm se dando de modo pouco humanizado, interferindo diretamente na própria assistência." COLET e ROSENDO - 2003.


Referências: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672003000200016&script=sci_arttext - acesso em 13/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIPOS DE CATETERES DE ACESSO VENOSO CENTRAL

Definição: São Dispositivos inseridos em um vaso sanguíneo com a Veia Jugular Interna, Jugular Externa, Subclávia ou veia femoral, com...