Anuncios

terça-feira, 12 de março de 2013

Parada Cardiorrespiratória


Quem de nós nunca ouviu falar sobre Parada cardíaca?





Não se trata de um fato comum em nosso dia a dia, porém é algo que a maioria das pessoas não sabem como agir no momento em que se deparar com um indivíduo em parada cardíaca.
Com exceção dos profissionais da saúde que são treinados e conhecem os protocolos e rotinas de atendimentos, os demais, geralmente não sabem quais atitudes tomar ao se deparar com tal evento.
Para que possamos prestar assistência a um indivíduo acometido por esse mal súbito é necessário entender algumas situações.

O que é uma Parada cardíaca?

E a completa parada dos batimentos cardíacos e ausência de movimentos respiratórios, pode ocorrer por asfixia, afogamento, doenças coronariana desconhecida, choque elétrico e intoxicação medicamentosa. Ao nos depararmos com um indivíduo em parada cardíaca este, certamente estará pálido, sem atender a comandos algum, tente palpar um pulso procure um carotídeo (no pescoço) ou femoral (na coxa), se não encontrar é necessário rapidamente iniciar massagem cardio respiratória.


Como proceder?


Se você tiver uma mínima noção de primeiros socorros, observe rapidamente se não há nenhum objeto obstruindo a passagem de ar na boca, a vítima por estar afogada com uma bala, ou objeto,  faça isso estendendo o pescoço para traz em um leve movimento, porém haja com cautela, por esta vítima pode estar com algum trauma no pescoço, este movimento, também faz com que a língua que pode estar retraída libera e entrada de ar, caso não haja obstrução, afrouxe as roupas da vítima,  e você percebeu ausência de pulso,   inicie  rapidamente massagem cardíaca com compressões na região do osso esterno, equivalendo a no mínimo 100 compressões por minutos, chame ajuda, grite alto por alguém caso esteja sozinho, mas não abandone a vítima e nem a deixe sem massagear,  a cada minuto sem oxigenação a estimativa é que 10% das chances de sobrevivência se vão. Segundo a AHA ( Americam Heart Associacion) em atendimento pré-hospitalar, não à necessidade de fazer respiração boca-boca, pois somente as massagens de forma efetiva serão necessário para este atendimento primário. Ao solicitar ajuda a alguém, peça que ligue para o serviço de resgate mais próximo, e aguarde atendimento profissional. Caso você cansar de massagear, tente trocar com alguém que saiba realizar as massagens, mas jamais deixe a vítima sem suporte, pois são essas massagens externas que mantém a circulação sanguínea e  garantem o fornecimento de oxigênio, a cada minuto sem massagem exite um grande risco de dano cerebral.

A ordem correta das compressões são:
coloque a vítima deitada de costas sobre superfície dura em decúbito dorsal;
coloque suas mãos sobrepostas na metade inferior do esterno com os braços estendidos;
os dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax;
faça a seguir uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno cerca de 4 cm, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral;
descomprima em seguida

E se o indivíduo estiver sem respirar?



Possivelmente ele esta em parada respiratória, esta acontece devido a uma obstrução nas vias aéreas superiores, como uma bala, ou muito comum em almoços onde todos estão distraídos e esquecem de mastigar. Esta obstrução, vai levar a diminuição do suporte de oxigênio, e se não for corrigida rapidamente levará a uma parada cardíaca.

Desobstruir a via aérea rapidamente, ou realizar manobras como a chamada de heimilich , esta manobra é uma forma artificial de produzir uma tosse artificial na vítima, fazendo pressão no diafragma  o que consequentemente comprimirá os pulmões e liberará o objeto que está preso na “garganta”. A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vítima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso externo. Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro a partir dos cotovelos. Deve-se comprimir a parte superior do abdômen contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio, este movimento deve se repetir por  cerca de 8 veses.  Caso a vítima fique inconciente deve-se iniciar rapidamente  massagen cardiorrespiratória.

Todas essas situações, são de extrema emergência, devendo a vítima ser transferida rapidamente para um serviço especializado.

Enfº. Esp. Toni Anderson Leandro


FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reanima%C3%A7%C3%A3o_cardiorrespirat%C3%B3ria – Acesso em 07/01/2013 as 10h38 min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manobra_de_Heimlich – Acesso em 07/01/2013 as 10h30min.

http://www.apsbr.com.br/br/_img/_banco_imagens/publicacoes-pesquisas/rcp-novas-diretrizes-2010.pdf – Acesso em 07/01/2013 as 10:00hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIPOS DE CATETERES DE ACESSO VENOSO CENTRAL

Definição: São Dispositivos inseridos em um vaso sanguíneo com a Veia Jugular Interna, Jugular Externa, Subclávia ou veia femoral, com...