Anuncios

segunda-feira, 27 de maio de 2013

DESEQUILIBRIO ÁCIDO-BÁSICO




É a concentração de íons de hidrogênio (H+), que determina se  a solução é ácida, básica ou neutra. A escala de pH mede a quantidade de acidez ou alcalinidade de fluídos. Numa escala de 1 a 14, um pH de 7 é neutro. Qualquer nível abaixo de 7 é considerado ácido; e acima 7 é considerada alcalina. O pH normal do fluído extracelular varia de 7,35 a 7, 45, sendo, considerada conseqüentemente, levemente alcalino. A variação normal que dará apoio à vida de 6.8 a 7.8.


Ø  Acidose Metabólica – Pode resultar tanto do acúmulo de muitos subprodutos ácidos do metabolismo quanto da perda do bicarbonato. Processos metabólicos anormais como: diabetes, a insuficiência ou deficiência renal e o choque produzem acidose metabólica através do acúmulo de ácidos no corpo. A perda de bicarbonato em excesso se dá na insuficiência renal, diarréia grave, através das ileostomia, fístulas intestinais ou biliares e outros estados críticos.
Os sinais de acidose metabólica incluem hiperventilação, fraqueza, desorientação, diarréia e entorpecimento que leva ao estupor e coma. Qualquer estado de acidose deprime o sistema nervoso central. Os pulmões tentam compensar o estado de acidose, aumentando o ritmo e a produtividade da respiração, o que reduzirá a quantidade de ácido carbônico no sistema. Este tipo de respiração é conhecido com respiração de Kussmaul.

Ø  Alcalose respiratória – É causada, basicamente, por hiperventilação, que pode ser conseqüência de estados de ansiedade, febre e falta de O2. Algumas drogas podem estimular o centro respiratório e ocasionar a hiperventilação.
Os sintomas comuns incluem dor de cabeça, tontura, parestesia, formigamento das pontas dos dedos e ao redor da boca e tetania, e acham-se relacionados com o aumento da irritabilidade neuromuscular.
Ø  Acidose respiratória – É  causada por qualquer condição que interfira na liberação normal de dióxido de carbono dos pulmões. Enfisema, bronquite, pneumonia e asma são condições que interferem no transporte normal de gases através da membrana pulmonar. Sedativos, narcóticos (morfina) ou trauma cerebral podem afetar o centro respiratório na medula,de modo a interferir na respiração.
Os pacientes tornam-se fracos, inquietos e desorientados. A freqüência do pulso aumenta e podem ocorrer arritmias. A cianose pode ser um sinal posterior. A acidose respiratória grave pode constituir uma emergência, que envolve a melhora da ventilação e poderá ser necessária a instalação de ventilação mecânica.


5.7. Valores Normais da Gasometria
-          pH  - 7, 35 a 7,45
-          pCO2 – 35 a 45 mmHg
-          pO2  - 80 a 100 mmHg
-          HCO3 – 22 a 26 mEq/1
-          BE  - aproximadamente 2 mEq/1

5.8. Assistência de Enfermagem no Desequilíbrio Hídrico Eletrolítico
-          Monitorar a administração de fluidos, oral e IV. Monitorar sinais vitais.
-          Administrar O2 quando recomendado.
-          Monitorar estado neurológico e nível de consciência.
-          Administrar medicamentos conforme à recomendação médica.

-          Tranqüilizar o paciente. Manter ambiente calmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIPOS DE CATETERES DE ACESSO VENOSO CENTRAL

Definição: São Dispositivos inseridos em um vaso sanguíneo com a Veia Jugular Interna, Jugular Externa, Subclávia ou veia femoral, com...