Mudanças no comportamento das instituições.
Mundialmente com a crescente mudança rápida dos fluxos e inovações, grandes lideres enfrentam ameaças grandiosas o que lhes conferem a grande tarefa de ser inovadores.Sabemos que a inovação sempre esteve a frente dos negócios, afinal, ser inovador é um diferencial dos grandes líderes, o que muitos não conseguiram ainda entender é que ser inovador está atualmente no topo de uma boa gestão.
Dentro das organizações, muitos gestores travam um certo combate demonstrando quem tem melhores ideias inovadores para melhorar a qualidade de gestão, mas, perdem muito tempo tentando se adaptar às mudanças de mercado, o que poderia desprender de menor tempo se antes todo esse processo fosse planejado com um bom planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico é uma correção técnica que aborda apenas parte da questão da eficácia organizacional e lida apenas com alguns dos os dilemas das organizações. Diante de tais realidades, surge a noção de pensamento estratégico para preencher as lacunas e superar as limitações que a experiência com planejamento estratégico demonstrou.
O pensamento estratégico e a ação tornaram-se cada vez mais
importantes dentro de um novo
ambiente global que torna a liderança de sucesso e requer uma
visão. Transformando uma visão
institucional em realidade requer compromisso compartilhado e trabalho em equipe. O
líder tenta, por meio de planejamento estratégico ou de longo prazo, auxiliar a
empresa no estabelecimento de prioridades e para melhor atender às
necessidades dos membros. Um plano estratégico deve ser flexível e prático e ainda servir como um guia para a implementação de
programas, avaliando como esses programas estão indo e fazendo ajustes quando necessário.
O objetivo do pensamento estratégico é basicamente o mesmo objetivo da liderança organizacional. Enquanto o planejamento estratégico é voltado para cima, procurando garantir como as táticas se ligam aos objetivos e estratégias corporativas, o pensamento estratégico é voltado para baixo, procurando garantir que o significado e o propósito sejam difundidos em todo o organização de modo que metas e táticas apropriadas possam ser desenvolvidas para atender às reais necessidades da organização
Mas afinal, o que é realmente um planejamento Estratégico?
O planejamento estratégico é "um processo organizado por meio do qual os líderes da organização podem tomar decisões sobre este futuro e desenvolvimento da instituição, além de acompanhar os procedimentos e medidas necessárias para alcançar o futuro desejado e encontrar métodos para medir o sucesso da execução dessas operações "(Al-Zboon e Hasan 2011)Trata-se de uma ferramenta intencional que faz uma análise de como a instituição realiza alguns procedimentos e métodos agora e como ela quer realizar daqui à alguns anos. Pode ser definido em um curto espaço de tempo como em cinco anos, ou em um tempo maior como dez anos.
É importante destacar que Missão, Visão e valores institucionais fazem parte deste planejamento, pois baseados neste é que deve-se ter o planejamento.
Mas como podemos associar o Planejamento estratégico com a Enfermagem?
Exemplos simples de como uma gestão pode ter o planejamento estratégico são os serviços de acreditação Hospitalar, que conferem títulos para as diversas áreas de assistência, assegurando assistência segura do paciente, fluxos e processos bem definidos dentro das instituições e excelência em atendimento.
Para isso, são feitas reuniões de ajustes, avaliações periódicas, analise revisão de fluxos de atendimento e processos, e revisão com visitas de avaliadores da instituição acreditadora, trazendo uma visão externa do que hoje é realizado pela instituição, garantindo neutralidade e olhar crítico ao que se precisa mudar.
O Serviço de gerência de Enfermagem deve ser participativo, atuante e ter o controle de todos os seguimentos dos seus liderados, desta forma, desenvolve boas estratégias para um planejamento eficaz e bem sucedido.
Devemos sim mostrar que como Enfermeiros somos atuantes, gestores, e temos um papel importantíssimo tanto da gestão do cuidado quanto no planejamento das ações para estratégias gerenciais.
Fonte de pesquisa:
3rd International Conference on Leadership,
Technology and Innovation Management Leader Roles for Innovation: Strategic Thinking and Planning Ratiba Bouhali a , Yousra Mekdadb , Hind Lebsirc , Linda Ferkhad ,a a,b,c,d Department of management ,Jijel University, Algeria
Nenhum comentário:
Postar um comentário