Anuncios

sexta-feira, 11 de março de 2022

TIPOS DE CATETERES DE ACESSO VENOSO CENTRAL

Definição: São Dispositivos inseridos em um vaso sanguíneo com a Veia Jugular Interna, Jugular Externa, Subclávia ou veia femoral, com diversas utilidades, como administração de fluidos, medicações, soluções hiperosmolares e monitorização da Pressão Venosa Central (PVC) e saturação venosa central de Oxigênio ( SvcO2). Indicações Na impossibilidade de Acesso Venoso Periférico são indicados para infusão de grandes fluidos, administração de fluidos altamente osmóticos, cáuticos ou medicações esclerosantes, infusão de nutrição parenteral, administração de sangue ou derivados.
Tipos de Cateteres : 1 – Não Tunelizados – São de curta duração e de inserção percutânea. Não são flexíveis e podem quebrar, podem ser facilmente inserido e possuem de 1 a 4 lúmens, a taxa de infecção é maior naqueles que possuem mais de 3 lúmens. 2 – Cateter Tunelizados – São utilizados para terapias por tempo prolongado. São inseridos cirurgicamente de forma que um cuff pequeno de Dracon fique em um túnel subcutâneo. É implantado no Centro Cirúrgico. 3 – Cateter Central de Inserção Periférica ( PICC) – Utilizados para terapias prolongadas, pode ser de um a 2 lumens e é inserido no tecido subcutâneo através de veia basílica ou cefálica, chegando até a cava superiores. Deve ser inserido por especialidades treinados. A infusão de sangue em cateter menos calibroso com esses pode ser mais difícil. Em neonatos esses cateteres podem ser inseridos em veias dos membros superiores (basílica, cefálica ou do dorso da mão), membros inferiores (poplítea, safena ou femoral), couro cabeludo (temporal, frontal ou auricular posterior) ou julgular externa. 4 – Portocath Implantáveis – São cateteres constituído de metal ou plástico para terapias prolongadas, minimizam infecções e são implantados cirurgicamente. Podem ser acessados por uma agulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIPOS DE CATETERES DE ACESSO VENOSO CENTRAL

Definição: São Dispositivos inseridos em um vaso sanguíneo com a Veia Jugular Interna, Jugular Externa, Subclávia ou veia femoral, com...