Anuncios

sábado, 11 de março de 2017

CARDIOVERSÃO ELÉTRICA


O procedimento utilizado para reverter arritmias mediante a utilização de corrente elétrica e sincronizada é chamado de CARDIOVERSÃO.
 
 
A cardioversão é um procedimento realizado com o auxílio de um equipamento cardioversor, que possui a característica de sincronizar seu estímulo elétrico ao estímulo elétrico do coração.
 
 
 
As contrações cardíacas ocorrem por descarga de estíulos elétricos, no sincronismo da cardioversão, a descarga é liberada na onda R do complexo QRS, que representa a contração dos ventrículos. A onda P representa à contração dos átrios, e onda T o relaxamento dos ventrículos.
 
O ciclo completo P, QRS, T corresponde a uma contração cardíaca. Em um adulto normalmente ocorrem cerca de 80 contrações por minuto. 
 
 
A cardioversão elétrica é indicada nas taquiarritimias, como a fibrilação atrial (FA), flutter atrial, taquicardia paroxística supraventricular e taquicardias do complexo largo e com pulso.
 
 
                                                                          Flutter Atrial
 
 
A pás para realização da cardioversão deverão ser colocadas na posição anterolateral ou anteroapical da seguinte maneira: Uma pá é aplicada a direita do esterno na borda superior, abaixo da clavicula, no segundo ou terceiro espaço intercostal, e a segunda pá é colocada no ápice do coração, localizado a equerda do mamilo, na altura do quinto espaço intercostal, com o eletrodo na altura da linha média clavicular esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIPOS DE CATETERES DE ACESSO VENOSO CENTRAL

Definição: São Dispositivos inseridos em um vaso sanguíneo com a Veia Jugular Interna, Jugular Externa, Subclávia ou veia femoral, com...