Anuncios

quinta-feira, 13 de maio de 2021

EXAMES LABORATORIAIS : Quais são os Fatores que influenciam?


    Sabemos que os exames laboratoriais fazem de nossa prática assistencial, eles fazem parte da tomada de decisão clínica em nossa rotina diária. 

    É imprescindível que a análise destes exames estejam o mais fidedigno possível, contudo estas análises podem ser passiveis de erros. 

    Lembrando que para analisar um exame devem ser utilizadas substancias químicas e reagentes os quais vão determinar a concentração de vários analitos para fins de diagnósticos clínicos. 


Um  problema bastante comum durante esta análise são os fatores que podemos classificar como endógenos e exógenos. 

Sabemos que o grau e o tempo exposição á doença, comorbidades pré-existentes, exposições á medicamentos ilícitos, uso de álcool, tabagismo entre outros, podem acarretar em disfunções metabólicas as quais alteram os seus valores substancialmente, levando a alterações dos valores considerados normais. 

Por outro lado, a técnica de coleta da amostra,  a qualidade, o tempo de exposição da mesma em temperatura ambiente, forma de homogeneização, tempo entre a coleta e a chegada ao laboratório, tempo de processamento, podem interferir diretamente na amostra gerando valores errôneos. 

Portando, faz-se imprescindível a anamnese pelo profissional, além de uma boa coleta de dados, escuta ativa, e raciocínio clinico,  para entender quais alterações poderão ocorrer diante de tais fatos. 


O que podemos considerar com causas de anormalidades nos exames ( Além das doenças)?


Podemos considerar três etapas distintas: 


Fase Pré-analítica 

Alguns fatores que devemos considerar são: Sexo, idade e raça, desta forma,  fogem do nosso controle, por isso, deve-se compreender os limites de referencias apropriados. 

Ainda podemos considerar outros fatores como: Dieta, gravidez, ciclo menstrual, postura, jejum, variações diurnas e sazonais.


Fase Pós-analítica 

Estes são dependentes do modelo adotado pela instituição para a elaboração de processos e procedimentos que assegurem a colocação dos resultados de forma correta e segura no prontuário do paciente.

Isso depende muito da forma de comunicação entre os profissionais. Modelos adotados como transcrição manual, informações via telefone devem ser desencorajados pois não asseguram eficácia da transmissão dos dados e valores corretos. 

Adotar procedimentos seguros de informação dos resultados garantem a segurança do paciente e qualidade dos resultados evitando eventos adversos. 


Fase Analítica 

Esta fase pode corresponder desde a qualidade e aspecto do material a ser analisado, quanto da identificação da amostra destes exames laboratoriais.

Porém cabe ressaltar que há muito tempo os laboratórios de análise ficam suas atenções ao controle de qualidade total, buscando programas de avaliações e aprimoramento com medidas focadas para a qualidade dos aspectos dos exames. 


Referências:

Williamson. Mary A; Snyder. L. Michael - Interpretação de Exames Laboratoriais - 10º ed - Editora Guanabara Koogan 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIPOS DE CATETERES DE ACESSO VENOSO CENTRAL

Definição: São Dispositivos inseridos em um vaso sanguíneo com a Veia Jugular Interna, Jugular Externa, Subclávia ou veia femoral, com...